9 de abril de 2016

Resenha: Eleanor & Park, o que eu achei?

Faz tempo que não tem resenha de livro aqui no blog né, mas como esse ano eu coloquei como meta ler pelo menos um livro por mês [espero conseguir ler mais de um], pelo menos uma vez no mês vai ter resenha dos livro que li aqui.

E pra esse sábado delicioso eu escolhi esse romance lindo chamado Eleanor & Park.


Sinopse:

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


De acordo com a sinopse e de todas as outras resenhas que eu já havia lido sobre esse livro, fiquei completamente encantada e decidi que eu precisava comprá-lo logo para saber em como acontecia essa estória de fato. 

Confesso que, no começo do livro, não sei se por desinteresse meu em ler mesmo, ou se por conta da própria estória, fiquei um pouco entediada. Não tinha muita paciência para ler os "draminhas" da personagem principal que muitas vezes me irritava com o seu pensamento de sempre se colocar pra baixo. Por isso, demorei um pouco mais pra terminar o livro como de costume. 

Porém, como eu não consigo começar algo e deixar pela metade, resolvi continuar lendo para ver o que ia dar. Foi aí que eu comecei a me interessar de fato pelo livro e pelo enredo da estória. 

Eleanor é uma menina estranha, que não teve uma vida fácil e por isso, se veste de um jeito igualmente estranho. Talvez por conta das tragédias que aconteceram na sua vida, resolveu que, não queria parecer com o restante dos adolescentes da época. Que por sinal, se passava nos anos 80. 
Já Park é um coreano, louco por gibis e música. Tem uma família boa, porém, não tem um relacionamento tão maravilhoso com o pai e na escola, não é nem o menino que todos querem conversar nem o que todos querem zoar. 
Eles se conhecem no ônibus da escola, depois de Eleanor ter voltado a morar com a mãe. No início não se falam e Park sente vergonha por ter que sentar do lado dela. Mas, de acordo com o tempo vai passando, os dois começam a conversar e o amor por música e gibis vão aproximando um do outro.


A estória começou a me prender do meio do livro para o final. 
Mas depois que acabou, tive uma sensação estranha que nunca tinha tido antes. Havia me acostumado tanto com os personagens, com tudo que estava acontecendo que, não queria que acabasse. 
A gente acaba mesmo se apegando né?

Mas, o romance é tem um enredo leve e não muito clichê. Não é aquele tipo de história que a gente ler mas já sabe como vai ser o final entende?
Ele se mostrou um livro muito intenso, real, verdadeiro. Parece uma estória que foi realmente vivida por alguém. Passa longe daqueles livrinhos melosos, muito pelo contrário, relata a estória de um primeiro amor da forma mais real possível. 


 
Algo que me chamou atenção e me fez gostar ainda mais desse livro, foi a forma como a autora conseguiu mostrar o quanto o preconceito no namoro entre uma pessoa gorda e outra magra não deveria existir de forma alguma. E nesse caso, a própria Eleanor tem preconceito com ela mesma por ser gordinha. Além do fato de não se vestir igual o restante das meninas. Enquanto Park, nunca deixou de amá-la e de achá-la linda do jeitinho que ela é. Mostrando sempre para a família e amigos o quanto ela adorava ela por justamente ela ser daquele jeito.

Depois do dia que eles se conheceram muitas coisas vão acontecer, eles vão se conhecer melhor e como toda e qualquer estória de amor podem acabar quebrando o coração. O que vocês acham que pode acontecer?
O final é surpreendentemente lindo! E sim, eu chorei. 

Super indico a leitura, vale super a pena aproveitar cada pedacinho do livro e ler até o final. 
Você vai se identificar com muitas coisas e sentir muito quando acabar. 


E aí? Gostaram da resenha? Espero que tenham a oportunidade de ler essa estória linda. 

Beijos. 




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Aim!!
    Romance geek... haha só ouvi coisa que gosto aí!
    não conhecia o livro, valeu a dica!
    bjos

    http://pausananeura.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Estou mega ansiosa para ler esse livro... É tão bem criticado nos blogs que acompanho.. <3

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...