8 de agosto de 2016

Bate-papo sobre: Design Gráfico

Amores, tudo bem?

Hoje tem vídeo novo no canal com um tema que eu amo, minha profissão: Design Gráfico.
Falei um pouco, mas não falei tudo, impossível né? Não dava pra falar sobre um assunto tão vasto em apenas um vídeo.
No post aqui do blog, eu resolvi falar um pouco mais sobre o que eu tenho trabalhado atualmente, fora, o que já foi dito no vídeo.


Falar sobre design gráfico é sempre prazeroso pra mim. É a profissão que escolhi seguir, apesar de todos os pesares. Não foi fácil, muitas vezes ficamos extremamente inseguras, não é uma profissão super bem remunerada (mesmo sendo tão importante) e muitas vezes (na maioria delas) precisamos ralar muito pra conseguir chegar em um nível em que garantimos uma boa renda no fim do mês.
Porém, é extremamente gostoso ir atrás disso todos os dias, buscar ser melhor e aprender mais.

No vídeo falei bastante sobre como é o processo criativo e das coisas que eu tenho tido mais experiência com relação ao meu trabalho. Contudo, me contive a falar mais sobre o branding e deixei as outras ramificações do design em que também atuo, em segundo plano.
E é disso que vim falar aqui.


1 - Branding

Esse foi de início uma ramificação em que tive bastante dificuldade e receio, pois é de extrema importância criar uma identidade visual para uma marca. Com o tempo e muito estudo, adquirir confiança e experiência (apesar de ainda querer muito mais) e essa então tornou-se minha maior habilidade.

Então, atualmente, esse é o tipo de trabalho que mais tenho feito. Criar marcas, manuais, cartões de visitas e todo tipo de sinalização que o cliente precisar. Ou seja, toda a parte visual da marca. Seja ela impressa ou digital.

2 - Marketing Digital

Todos sabem o quanto o marketing digital tem crescido ultimamente. É de extrema importância que todas as marcas que desejam crescer e fidelizar antigos e novos clientes, estejam totalmente inseridos nas redes sociais. As mídias digitais permitem que eles estreitem o seu relacionamento com o cliente, os tornando mais íntimos e sendo assim, dando um serviço de mais qualidade para o seu público.

Então, o gerenciamento das mídias sociais das marcas é uma das coisas mais importantes na atualidade. Precisam estar sempre atualizadas e em movimento.
Esse também é um dos meus trabalhos: criar conteúdo para as páginas das marcas, artes que compõem os posts, responder mensagens e comentários, analisar dados e conferir os engajamentos.

Todas as mídias devem ser alimentadas diariamente com conteúdos baseados no perfil de cada cliente.


3 - Campanhas Publicitárias

Em conjunto com um publicitário, criamos conceitos para uma determinada campanha em que um cliente específico solicitou. A partir disso, damos início ao processo de estudo e busca, só então que partimos para a criação. Essas campanhas tem um processo de andamento diferente, muitas vezes é preciso fazer fotos precisas e até vídeos para compor as peças gráficas.

4 - Diagramação de revistas/jornais

Jornais, revistas, livros, folders... Todos esses são peças editoriais que precisam de diagramação. Ou seja, quem decide onde cada coluna, foto, ilustração e título irá ficar, é o designer gráfico.


Ser designer freelancer não é fácil. Para conseguirmos criar uma cartela de clientes fiéis leva tempo.
Então, antes de resolver trabalhar só em casa, é bom ter uma boa quantidade de clientes e possíveis clientes, planejar bem e só então tomar essa decisão.

Ter experiência em agências, gráficas, assessorias, escritórios, birôs e estúdios de design e publicidade são importantes. Tanto para aprender a como executar o trabalho com mais rapidez, quanto para fazer o tão chamado networking sabe? Criar uma rede de "parceiros/amigos" é muito importante, são eles que muitas vezes te indicam para trabalhos.


Se planejar e planejar o dia-a-dia de trabalho é importantíssimo, caso não o faça muitas vezes tarefas deixarão de ser feitas. 
Como sou designer gráfico freelancer, preciso estar sempre bem planejada para que o meu dia seja extremamente produtivo. Falarei disso mais tarde, se vocês se interessarem. 

Vídeo:



E aí gente, o que acharam? Se tiverem alguma dúvida, podem deixar aqui nos comentários. E se quiserem saber mais sobre o meu trabalho como freelancer e como é a minha rotina, me avisem que faço um vídeo falando tudo. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...